Curso de Teoria da Comunicação

A ABP – Associação Brasiliense de Psicodrama promove curso de Teoria da Comunicação nos dias 22 e 23 de outubro de 2010.

Horário: sexta-feira a partir das 19 ás 23 horas e sábado a partir das 9 ás 18 horas.

Investimento: R$180,00

Para Associados: R$150,00

Teoria da Comunicação:

Neste curso serão trabalhados os conceitos da teoria da comunicação, como níveis da comunicação, paradoxo, duplo vínculo, entre outros e sua aplicabilidade no trabalho com casais e famílias. Partindo do pressuposto de que todo comportamento é comunicação e toda comunicação é comportamento, observar como a família se comunica e ajudá-la a compreender suas formas de comunicação contribui para a transformação da sua forma de funcionar. Alguns dos pioneiros mais importantes da Terapia Familiar estavam ligados ao estudo da comunicação, entre eles: Bateson, Beavin, Satir, Haley, Jackson e WATZLAWICK. Serão estudados os principais conceitos destes autores, muitos deles envolvidos no trabalho com famílias cujos membros eram portadores de transtornos mentais graves, como a esquizofrenia. O curso será dividido em uma parte teórica de estudo dos conceitos e uma parte prática com estudo de casos.

Professora: Maria Aparecida Penso

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília (1989) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). É terapeuta de Casais e Família, Membro do Conselho de Pesquisadores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e membro titular do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Professora titular do curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, onde ministra disciplinas e supervisona estágios na área de Psicologia Jurídica, Psicologia Conjugal e Familiar e dependência Química e adolescência. Professora do Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, onde pertence a linha de pesquisa Sistemas familiares. Pesquisadora nas áreas de Psicologia Conjugal e Familiar, Psicologia Social Comunitária e Psicologia Jurídica, pesquisando principalmente os seguintes temas: violência intrafamiliar contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, Dependência química e família, relações entre dependência química, delinqüência e exclusão, relações entre a psicologia e o Direito na atenção ao dependente químico e à violência, alternativas penais à prisão. Pertence aos Grupos de Pesquisa SOCIUS, GEVIN e SAUDE MENTAL, TERAPÊUTICAS E CULTURA. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP) onde pertence ao grupo de pesquisa Família e Comunidade.

ABP – Associação Brasiliense de Psicodrama

SCRS 514 Bloco B Entrada 1 Sobreloja – W3 Sul

Telefax: 3346-6832 Telefone: 3245-6390

Site: www.abpdf.com.br


Deixe um comentário